"Ora, a leveza não é a simplificação, nem o reducionismo, mas o bom voo que nos permite ver mais longe." Ítalo Calvino

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Antigos escritos - 2

Tema de hoje: POLÍTICA.
Texto de 07/12/09





O retrato da política brasileira nos primeiros anos do século XXI é um tanto deplorável. Ocupando posições de destaque negativo em rankings mundiais de corrupção, o Brasil virou notícia internacionalmente, sobretudo após o desenrolar das investigações sobre o arranjo de roubos feitos por parlamentares. Essa prática ficou conhecida como mensalão, e foi um gatilho para a descoberta da sujeira por debaixo do tapete.
Toda a irregularidade não foi, entretanto, punida com rigor. Após a onda de revolta decorrente dessa impunidade, porém, mais uma vez o cidadão se calou. E talvez seja esse o motivo pelo qual essa situação perdure. Esperar que os políticos sejam punidos por colegas é ilusório, visto que muitas vezes as mazelas de um estão atreladas às culpas de outro. A generalização é também utópica, mas o quadro leva a acreditar que são poucos os isentos de culpa.
O aspecto de desonestidade que se constrói não mudará enquanto a postura do cidadão não mudar. É preciso perceber a função do Legislativo, que vem sendo ofuscada pela do Executivo, já que este contém os personagens mais emblemáticos. A aproximação das pessoas do conceito real de cidadania é fundamental, para que entendam que devem ter postura crítica e exigir seus direitos não apenas de quatro em quatro anos. A culpa de toda a "bandalheira" não é restrita à Brasília.



//








Beijos sinceros ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário